terça-feira, 5 de outubro de 2010

Organizações da sociedade humana

Segundo pesquisas científicas, a idade do homem na terra é aproximadamente de 60 milhões de anos, e a raça humana passou por várias fases evolutivas até chagarmos ao que somos atualmente.
Fazemos parte de um grupo animal, chamados de primatas, e passamos por um processo de evolução até chegarmos à espécie humana. Todos derivaram de um ancestral primitivo, os Ramapithecus, destes primitivos surgiram os PONGIDAE e HOMINIDAE, a raça humana deriva destes últimos que já adquiriram forma humana, eram bípedes e tinham uma postura ereta, este primeiro grupo foi chamado de Australopithecus com fosseis encontrados a cerca de 1 milhão e 600 mil anos a.C. a partir de então a raça humana entrou em um processo evolutivo até chegar ao homo Sapiens, a espécie que somos hoje.
Durante a evolução os hominídeos e depois os grupos humanos passaram a viver em grupos como forma de garantia da sobrevivência da espécie e por uma necessidade de viver coletivamente, buscando o crescimento do grupo, formando as primeiras comunidades. As primeiras organizações sociais viviam sob o regime de um comunismo primitivo, ou seja, todos produziam junto o necessário para a sobrevivência do grupo, e o que era produzido era dividido em partes iguais para todo o grupo, tendo um líder que cuidava da organização, e da religiosidade, geralmente o membro mais velho e mais experiente do clã que era chamado de Patter (Pai)
À medida que o homem foi avançando suas capacidades produtivas, e o grupo passou a produzir o excedente econômico seus lideres passaram a armazenar este excedente, criando um pequeno grupo daqueles que possuíam o excedente e um grupo maior daqueles que não possuíam, gerando a primeira divisão da sociedade em classes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário