terça-feira, 5 de outubro de 2010

O que é política?

A essa pergunta sempre houve respostas baseadas no senso comum, criadas pelos setores dominantes da sociedade, com o objetivo de manter sob seu domínio a grande maioria da população mundial. Este texto é uma tentativa de responder a esta pergunta sob a luz da história, com o objetivo aprimorar o conhecimento dos leitores.
Política é uma palavra que vem do grego Polís, que quer dizer do ponto de vista etimológico, cidade, então política significa entre outras coisas “ação do homem na cidade”, tudo que a espécie humana faz em ralação ao grupo social, ou a outros seres vivos, é chamado de política.
Com isso se apresenta o paradoxo entre a compreensão do termo definida pelo senso comum e a compreensão científica, o que também traz alguns questionamentos enraizados em nossa sociedade. Todo político é ladrão? Todo político é igual? Todos os políticos são corruptos?
A resposta a estes questionamentos é bem simples, se todos os seres humanos são políticos por natureza como escreveu o grande pensador Lenin, principal líder da Revolução Russa de 1917 “a raça humana é a única que já nasce política por natureza”, e certamente não somos todos iguais, ou todos somos corruptos ou ladrões.
Este é o tipo de discurso definido pelos setores que dominam a sociedade com o objetivo claro de estabelecer no imaginário coletivo a idéia de que política se faz somente quando nos dirigimos a uma seção eleitoral para votar em um candidato a um cargo eletivo, e político não é só este candidato, somos seres políticos por natureza, quando nos relacionamos socialmente.
A compreensão defendida pelo senso comum é o resultado da dominação política, social, econômica e cultural exercida pelos grupos dominantes desde o advento da sociedade de classes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário