quinta-feira, 21 de outubro de 2010

LER PARA TRANSFORMAR

Na atualidade, a busca por informações e conhecimentos representa o caminho para o desenvolvimento intelectual e social do homem. Nesse aspecto, o hábito de leitura se destaca, entre outras atividades, como principal exercício para essa tão importante aquisição que promove, não somente informações e conhecimentos, mas noção de povos e costumes diferentes, entendimento para os segredos e mistérios da vida, compreensão de mundo, num processo que tende a resultar numa melhor atuação do indivíduo no meio social, como também, formulação de seus próprios conceitos. Além disso, a leitura amplia horizontes, sendo capaz de transportar as pessoas ao mundo da imaginação, permitindo um mergulho por universos inusitados e desconhecidos.
Há muito tempo, a leitura tem sido motivo de atenção de pesquisadores e estudiosos. È fundamental a importância de se manter atualizado frente às mudanças que acontecem a cada dia na sociedade e que interferem significativamente na conjuntura social, política, econômica e cultural do país. Com isso, muitas investigações procedem sobre a leitura e atestam que o sucesso do homem em carreiras individuais e atividades da sociedade, têm uma estreita relação com o hábito da leitura, pois este, além de aprofundar os estudos, abre possibilidades para aquisição de conhecimentos produzidos e sistematizados historicamente pela humanidade. A prática da leitura pode traduzir uma experiência tanto prazerosa quanto proveitosa para o leitor, levando-o a pensar, conhecer, saber, intuir, experimentar, pois estas são ações que devem ser vivenciadas pelas pessoas no sentido de construção e reconstrução do saber. Cabe aqui ressaltar que os conhecimentos estão disponíveis em diversas fontes, formais ou informais e que sem ele o indivíduo permanece em estado de ignorância nesse novo contexto social, alienado das tecnologias e da comunicação.

Com isso, o hábito de leitura emerge como uma atividade completa, que tem grande relevância por produzir esse efeito esclarecedor. Ler exige uma interação constante entre leitor e autor e dessa atividade obtém-se um resultado positivo e profundamente ativo, pois, ao leitor cabe interpretação, observação e leitura de vida, desenvolvendo o seu pensamento crítico. Assim, pode-se constatar que a leitura tem um grandioso poder de transformação do indivíduo e que ela está intrinsecamente ligada à geração de seres humanos curiosos, críticos e capazes.
“Ler é fazer-nos expandidos” (Gilberto Gil)
Pelo exposto, o hábito de ler enfatiza uma importante via de inclusão social, pois nele se agrega todos os componentes necessários ao desenvolvimento das pessoas, portando as mesmas de saberes fundamentais para efetiva atuação social, com auto-estima e sabedoria. Através da leitura que o homem adquire um novo olhar para o mundo, novas aprendizagens para crescimento enquanto ser humano, inserido numa sociedade que exige leitores críticos, atuando como verdadeiros agentes sociais na construção de uma sociedade melhor, mais justa, com mais igualdade. Ler nos permite abrir as cortinas para o novo, destrancar portas, enxergar com nítida precisão, criar novas conexões, construir pontes que ligam as nossas mais íntimas emoções a outras, pensadas, imaginadas, escritas. O simples hábito de leitura aponta ao homem o rumo certo para conquista de uma amplidão de conhecimentos, que o guiará em sua trajetória de vida, dando a ele autonomia e, principalmente, a liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário